Um estudo mostra que a cidade de Campina Grande é a terceira mais inovadora do Brasil, ,de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, que analisa e compara ecossistemas empreendedores, criado pela Endeavor e produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e divulgado na segunda-feira (27).
A pesquisa avaliou o desenvolvimento da atividade empreendedora das 101 cidades mais populosas do Brasil, levando em consideração sete determinantes para o crescimento de um negócio: Ambiente regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a capital, Inovação, Capital humano e Cultura empreendedora.
No quesito Inovação, Campina Grande está entre as três cidades das cidades mais inovadoras do Brasil. No Norte e Nordeste, Campina Grande está em primeiro lugar, sendo a única cidade do Norte e Nordeste a entrar no Top 10. João Pessoa está na 37ª posição.
A categoria leva em consideração a Proporção de Mestres e Doutores em C&T (ciências, tecnologia, engenharias e matemática); proporção de Funcionários em C&T; Média de Investimentos do BNDES e FINEP; Infraestrutura Tecnológica, que remete à presença de parque tecnológico na cidade; Contratos de Concessão, que se pauta no percentual de contratos de propriedade intelectual depositados por empresa.
Para a diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), professora Dra. Nadja Oliveira, o destaque de Campina Grande é resultado de uma concentração de esforços e trabalho colaborativo do Ecossistema de Inovação local.
PB Agora