A Câmara Municipal da Prata realizou, na última quarta-feira (27), mais uma sessão repleta de importantes deliberações e homenagens. Entre os destaques da sessão, foi aprovado a Moção de Aplausos, de autoria da vereadora Adeilza Procópio, em reconhecimento à contribuição cultural e social de Lázaro Araújo para o município.
Homenagem ao Senhor Lázaro Araújo
A vereadora Adeilza justificou uma homenagem destacando a trajetória de Lázaro Antônio de Araújo. Nascido em Ouro Velho, Paraíba, em 7 de março de 1970, Lázaro mudou-se para a cidade da Prata aos dez anos e logo se destacou em atividades artísticas e culturais.
Seu trabalho começou com a aquisição de sua primeira máquina fotográfica em 1987, o que o levou a registrar momentos marcantes da comunidade. Além das fotografias, Lázaro também registrou em vídeos eventos religiosos, festas juninas e celebrações da padroeira, acumulando um vasto acervo de mais de duas mil horas de gravação.
Um dos marcos de sua carreira foi a exibição da gravação “Queda de Timbu” no programa do Gugu Liberato, no SBT, que alcançou mais de 670 mil visualizações no YouTube. Além disso, Lázaro é conhecido por promover a cidade da Prata nas redes sociais, conectando os filhos da terra espalhada pelo Brasil e pelo mundo.
Deliberações da Sessão
Incentivo ao Leite de Cabra
Foi aprovado o requerimento do vereador Mário, solicitando ao prefeito Genivaldo o aumento da compensação do incentivo ao leite de cabra para R$ 0,40. A medida visa beneficiar os pequenos produtores locais.
Apoio à Cooperativa COOFAP
O presidente da Câmara, vereador Wagner Barros, aprovou o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a um incentivo financeiro mensal equivalente a um salário mínimo durante o ano de 2025 à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Assentamento Zé Marcolino ( COOFAP). O benefício visa ajudar a cooperativa a superar desafios como estimativas, práticas e melhorias no manejo do solo, além de valorizar os agricultores familiares que fornecem alimentos às famílias cuidadosas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Denominação de Rua
A vereadora Verônica Nunes aprovou o projeto que denomina Rua Gael Nunes de Farias, localizada no Loteamento Canaã e O Frade, em homenagem ao menino Gael Freitas Nunes de Farias (2018-2021), natural da Prata. A homenagem destaca a história e o amor da família.
Piso de Atenção Primária
Outro projeto aprovado regulamenta a nova metodologia de cofinanciamento federal do Piso de Atenção Primária à Saúde (APS), conforme Portaria GM/MS nº 3.493/2024. A medida beneficiará profissionais das equipes de Saúde da Família, Atenção Primária, Saúde Bucal e Equipes Multiprofissionais vinculadas ao SUS.
Dia “A” da Alfabetização
Foi aprovada a criação do Dia “A” da Alfabetização como política pública municipal, destacando a importância da educação para o desenvolvimento local.
Patrimônio Cultural e Imaterial
Finalizando as deliberações, foi aprovado o projeto de autoria do vereador Mário, que autoriza o Poder Executivo Municipal a declarar a Festa da Padroeira e o Santifik, que ocorreu anualmente nos meses de outubro e julho em Prata-PB, como patrimônio histórico , cultural e imaterial do município.
Essas deliberações reforçam o compromisso da Câmara Municipal da Prata com o desenvolvimento e a valorização cultural da cidade, além de beneficiar a população com novas políticas públicas e incentivos.
Blog do André