Segundo levantamento do Radar Simplex, edição especial Black Friday, que monitora as buscas realizadas por consumidores nos maiores e-commerces com operação no Brasil,celulares, notebooks e geladeiras são os produtos mais buscados pelos consumidores nas primeiras horas desta Black Friday, que começou oficialmente à zero hora desta sexta-feira (25). Na prática, os smartphones são, de longe, o produto que desperta o maior interesse dos consumidores, registrando um volume de buscas que equivale a quase o dobro do registrado pelo segundo e terceiro colocados da lista, notebooks e geladeiras – os quais estão praticamente empatados.
Os demais itens que estão com buscas intensas nas primeiras horas de Black Friday são TVs, tênis (calçados), e air fryers, sendo que os dois últimos estão mantendo índices de buscas muito semelhantes aos registrados nos dias que antecederam ao evento de vendas (veja relação no final do texto).
Em relação às TVs, as primeiras horas da Black Friday indicam uma pequena queda nas buscas desse item quando comparadas aos dados da semana passada (-6%) e aumento da procura por geladeiras (14%). Para João Lee, CEO e sócio fundador da Simplex, esse movimento indica que parte dos consumidores, por conta da Copa do mundo da FIFA, preferiu antecipar a compra dos aparelhos de TV. “Pelo jeito, muita gente não quis esperar até o dia da Black Friday e preferiu garantir a TV nova para assistir o primeiro jogo do Brasil, que, aliás, estreou ontem com uma boa vitória e jogando bem!”, comemora.
Quanto à liderança dos celulares, isso já era esperado, e indica que os smartphones são, sem dúvida, as grandes estrelas do evento de compras de 2022. “Desde o início do monitoramento especial da Black Friday, em outubro, os celulares lideraram a lista entre os produtos mais buscados. Sem dúvida, é o principal objeto de desejo dos consumidores hoje”, pontua.
Lee ressalta ainda que a Black Friday não vive apenas de eletrônicos. “Tênis e decorações se mantiveram entre os produtos mais buscados nas quatro semanas que antecederam a Black Friday, ou seja, mostraram interesse firme do consumidor”, frisa.
Um item que registrou aumento expressivo nas buscas realizadas nas primeiras horas da Black Friday, ainda que sem entrar na lista dos dez mais procurados, foram os brinquedos, que cresceram 263% em relação aos dados da semana passada. “O fenômeno sugere que muita gente pretende usar a Black Friday para antecipar a compra dos presentes para as crianças no Natal. Não se pode descartar que, parte do interesse em decorações, também seja voltado às festas de final de ano”, pontua.
Promoção e Google Trends
Chama a atenção nesta semana que os termos “promoção”, “oferta” e “desconto” cresceram 289% quando comparados com os dias que antecederam o evento de vendas. Já, a procura por “Black Friday”, que havia crescido mais de 300% na terceira semana de novembro, em relação à semana anterior, manteve um índice de buscas equivalente nas 48h que antecederam à Black-Friday. Ou seja, nesta sexta-feira, a ordem do dia é o garimpo pelas oportunidades de última hora da principal data do varejo online.
Lee destaca que o Google Trends aponta um dado interessante: a procura por “Black Friday” no gigantes de buscas, este ano, já superou as buscas realizadas nesse mesmo período durante o ano passado. Para o CEO da Simplex, isso indica que há crescimento do interesse do consumidor pela Black Friday este ano. “Nos últimos doze meses ocorreu queda no índice de desemprego no país, o que provavelmente contribuiu para o aumento do interesse neste ano. Mas, como boa parte das compras de hoje serão pagas nos próximos meses, isso também denota confiança do consumidor no futuro”, pondera Lee.
Dez itens mais buscados pelos consumidores nas primeiras horas da Black Friday 2022. (Fonte: Radar Simplex)
1. Celulares
2. Notebooks
3. Geladeiras
4. TVs
5. Tênis (calçados)
6. Air Fryers
7. Decorações
8. Aparelhos de ar-condicionado
9. Consoles de videogames
10. Roupas
PB Agora