Seis estabelecimentos, incluindo bancos e postos de combustíveis, foram autuados durante uma operação da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba (Procon) realizada essa semana nas cidades de Pilar e Itabaiana. Segundo informações obtidas pela reportagem, foram identificadas infrações em seis estabelecimentos, causadas em autuações.
Um dos estabelecimentos autuados foi o Auto Posto Expresso em Pilar. A autuação ocorreu devido à falta de informação completa sobre o percentual de diferença entre os preços da gasolina e do etanol, o que prejudica a transparência e o direito do consumidor de fazer uma escolha consciente.
Além disso, as agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Bradesco em Pilar e Itabaiana também receberam autuações. As agências foram penalizadas por ultrapassarem o tempo limite de atendimento ao consumidor, por não possuírem cartaz divulgando o tempo máximo de espera e por não disponibilizarem funcionários exclusivos para atendimento nas caixas eletrônicas. Essas infrações resultaram diretamente na qualidade do serviço prestado aos consumidores.
A fiscalização também se estendeu aos mercadinhos, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas de proteção ao consumidor. A operação continuará ao longo desta semana, abrangendo outros estabelecimentos e verificando o cumprimento das regulamentações.
Para mais informações ou denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o PROCON-PB através do disque 151, WhatsApp (83) 98618-8330 ou visitar o site oficial em www.procon.pb.gov.br .
Click PB