Politica Parahyba
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento
No Result
View All Result
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento
No Result
View All Result
Politica Parahyba
No Result
View All Result
Home Notícias Legislativo

Bancada do penta: quem são os deputados de 2002 que seguem na ALPB

img 7012

img 7012

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Confira o levantamento de todos os parlamentares em exercício na época do último título mundial da Seleção Brasileira

Quando a Seleção Brasileira conquistou a última Copa do Mundo, em 2002, três dos atuais deputados estaduais da Paraíba já exerciam mandato na Assembleia Legislativa. A reportagem fez um levantamento dos parlamentares em atividade no ano do pentacampeonato do Brasil.

Vinte e quatro anos depois, o Brasil segue à espera do hexacampeonato mundial, expectativa encerrada nesse domingo (5), quando a seleção foi eliminada pela Noruega nas oitavas de final, após perder por 2 a 1. No entanto, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ainda possui três deputados do penta em atividade na Casa Legislativa: Francisca Motta, Lindolfo Pires e Tião Gomes.

Histórico dos deputados da “bancada do penta” da ALPB

Francisca Motta

Francisca Motta foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 1994, quando renunciou ao cargo de vice-prefeita de Patos para disputar o cargo. Ela foi eleita pela primeira vez com 16.800 votos, e, depois, foi reeleita por mais quatro mandatos consecutivos.

No ano de 1996, afastou-se do cargo de deputada, para sair candidata à prefeita de Patos, mas não obteve êxito. Após a derrota, retornou ao seu mandato de deputada estadual e estava na Assembleia Legislativa quando o Brasil foi pentacampeão mundial.

Em 2012, a deputada se afastou novamente do seu mandato de deputada para concorrer pela segunda vez à Prefeitura de Patos, sendo desta vez eleita. Nas eleições de 2022, Francisca foi eleita pela sexta vez para o cargo de deputada estadual e, este ano, não será candidata à reeleição.

Lindolfo Pires

O deputado estadual Lindolfo Pires foi candidato a uma vaga na ALPB em 1990; porém, apenas em 1994 conseguiu se eleger e de lá para cá são mais oito mandatos, incluindo a legislatura em que o Brasil conquistou o penta da Copa do Mundo. Nas eleições deste ano, tentará ser reeleito para o seu nono mandato na ALPB.

Tião Gomes

Dentre os deputados da “bancada do penta” da Assembleia Legislativa da Paraíba, Tião Gomes é o mais antigo. Ele elegeu-se pela primeira vez em 1990. Atualmente, está no nono mandato, tendo sido vice-presidente e feito parte das mais importantes comissões da Casa, a exemplo da Administração, Serviço Público e Segurança. Foi eleito mais uma vez vice-presidente no biênio 2021-2022. Nas eleições deste ano, será candidato a deputado federal.

Confira os deputados estaduais da Paraíba quando a Seleção Brasileira foi pentacampeã da Copa do Mundo:

  • Ademir Morais
  • Aércio Pereira
  • Ariano Fernandes
  • Arthur Cunha Lima
  • Assis Quintans
  • Carlos Mangueira
  • Djaci Brasileiro
  • Francisca Motta – ainda deputada
  • Frei Anastácio
  • Gervásio Maia
  • Iraê Lucena
  • João da Penha
  • João Fernandes
  • João Paulo
  • José Lacerda
  • Lindolfo Pires – ainda deputado
  • Lúcia Braga
  • Luiz Couto
  • Nominando Diniz
  • Pedro Medeiros
  • Robson Dutra
  • Rômulo Gouveia
  • Sargento Denis
  • Socorro Marques
  • Tião Gomes – ainda deputado
  • Valdecir Amorim
  • Vital Filho
  • Vituriano de Abreu
  • Walter Brito
  • Wilson Santiago
  • Zarinha Leite
  • Zenóbio Toscano

Paraíba Já

webbanner atrações principais (300x300)
pm sumÉ sj 2026 banner 300x300
Politica Parahyba

© 2020 - Política Parahyba
O contraste entre o que eles dizem, e o que você precisa saber!

Institucional

  • Privacidade
  • MidiaKit
  • Contato

Siga nas redes

No Result
View All Result
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento

© 2020 - Política Parahyba
O contraste entre o que eles dizem, e o que você precisa saber!