Políticos eleitos, autoridades federais e presidenciáveis que disputaram o primeiro turno das eleições 2022 se manifestaram neste domingo (30) após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em segundo turno.
Simone Tebet (MDB)
“Obrigada, Brasil! As urnas falaram. Venceu a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro! Meus parabéns, presidente @LulaOficial. A hora é de comemorar porque amanhã vai ser outro dia”, disse na mensagem.
Ciro Gomes (PDT)
“Cumprindo o saudável dever democrático, quero cumprimentar o presidente Luiz Inacio Lula da Silva por sua vitória nas eleições recém apuradas. Desejo ao presidente eleito toda a felicidade na honrosa missão a si concedida pela maioria de nosso povo brasileiro”.
Felipe D’Avila (Novo)
“Seguirei firme defendendo os valores, princípios e propostas que apresentei ao longo da campanha presidencial: combate implacável ao populismo, defesa da livre economia, erradicação da pobreza extrema, prioridade à educação básica, luta para transformar o Brasil em uma potência ambiental”.
Leo Péricles (UP)
“Parabéns, Lula pela sua eleição. Estivemos trabalhando ativamente para essa vitória, que representa a derrota daquele fascista. A luta continua! Vamos derrotar o fascismo nas ruas!”.
Sofia Manzano (PCB)
“Mesmo que ele reconheça a derrota e tranquilamente encaminhe para entregar o governo do país ao vitorioso presidente Lula. Apesar de um governo de morte que esse sujeito fez, de todas as tentativas de compra de votos, de golpes, de impedir a classe trabalhadora de ir votar, nós fomos à luta e elegemos Lula próximo presidente da República”, afirmou Sofia.
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil
“Parabéns, Lula, pela vitória. Venceu a democracia, venceu o Brasil!”
Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral
“Conversei com o candidato e agora eleito, Lula, com o atual presidente Bolsonaro, dizendo que a Justiça Eleitoral está apta a proclamar o resultado oficial das eleições e cumprimento ambos por terem participado do mais importante momento da democracia que é o momento das eleições.”
Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal
“O Brasil deu mais um exemplo de eleições limpas e com ampla participação popular. As instituições funcionaram corretamente, com o TSE cumprindo um papel fundamental. Desejo sucesso ao Presidente Lula, que tem a importante missão de unir o país. #DemocraciaSempre.”
Joaquim Barbosa, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal
“Venceram a Democracia, a civilidade, a reverência às normas consensualmente estabelecidas para reger o bom funcionamento da sociedade. Parabéns a Lula, a Alckmin e aos governadores democraticamente eleitos neste domingo. E, claro, ao povo brasileiro.”
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e do Congresso Nacional
“Cumprimento em especial o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice, Geraldo Alckmin. Desejo que a partir de janeiro de 2023, quando aqui estaremos a darmos posse aos eleitos, que possam exercer os seus mandatos com dignidade, êxito, espírito democrático, contribuindo para efetivas soluções dos problemas reais.”
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados
“Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados lhe dá os parabéns e reafirma o compromisso com o Brasil, sempre com muito debate, diálogo e transparência. É preciso ouvir a voz de todos, mesmo divergentes, e trabalhar para atender as aspirações mais amplas.”
João Amoedo, candidato à presidência pelo Novo em 2018
“Parabéns aos brasileiros que exerceram seu direito democrático. Espero que Bolsonaro e Lula nos surpreendam. Bolsonaro aceitando imediatamente o resultado e fazendo uma transição de governo pacífica. E Lula fazendo um governo para todos, com uma equipe qualificada e reformista.”
Sergio Moro (União-PR), ex-ministro de Bolsonaro e senador eleito
“A democracia é assim. O resultado de uma eleição não pode superar o dever de responsabilidade que temos com o Brasil. Vamos trabalhar pela união dos que querem o bem do País. Estarei sempre do lado do que é certo! Estarei na oposição em 2023, respeitando a vontade dos paranaenses.”
Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-procurador da Lava Jato e deputado federal eleito
“A maioria fez sua escolha. Compartilho da indignação de milhões de brasileiros com a eleição de um condenado por corrupção. A eleição de quem discordamos é da democracia, e é pelos canais democráticos que seguiremos lutando com força e fé por um Brasil melhor. Não existe democracia sem oposição.”
Mais PB Com informações de O Globo