Politica Parahyba
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento
No Result
View All Result
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento
No Result
View All Result
Politica Parahyba
No Result
View All Result
Home Notícias

Açudes transbordam e agricultores colhem na água; já são 30 reservatórios sangrando na Paraíba

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Água em abundância. O açude de São Gonçalo no Sertão paraibano sangrou e os agricultores e ribeirinhos das Várzeas de Sousa, tiveram suas plantações e residências inundadas pelas águas. O reservatório transbordou após a abertura das comportas do açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão) por causa de uma obra do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).

O açude de Engenheiro Ávidos está passando por uma obra do Dnocs e, por isso, as comportas do reservatório foram abertas. A água vai para o Rio do Peixe e parte dela cai no açude de São Gonçalo que, por ter capacidade máxima menor, acabou transbordando e atingindo a comunidade.

O açude São Gonçalo, localizado em Sousa, no Sertão paraibano, está com volume de água acima da capacidade. De acordo com a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), o açude está com 41.111.216 m³ de água – o equivalente a 101,30% da capacidade do reservatório.

Um dos mais importantes mananciais da região, o São Gonçalo faz parte do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco – através do Rio Piranhas, as águas seguem até o estado do Rio Grande do Norte.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o açude “sangrando”, em virtude das chuvas dos últimos dias e da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco ao açude Engenheiro Ávidos, que também contribuíram para o aumento de volume do reservatório.

O número de reservatórios sagrando na Paraíba neste ano de 2024 continua subindo, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas. Segundo a AESA, 30 reservatórios já atingiram a capacidade máxima e transbordaram.

A maioria dos mananciais transbordando está localizada nas regiões do Sertão e Brejo paraibano.
Entre os maiores açudes, já estão sangrando as barragens de São Gonçalo, em Sousa (capacidade para 40 milhões de metros cúbicos), e Araçagi (capacidade para 63 milhões de metros cúbicos, no Brejo.
Já o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, amanheceu esta sexta-feira com 288.064.255 milhões de metros cúbicos de água acumulada, o que corresponde a 61,75% de sua capacidade total de armazenamento que é de 466.525.964 m3.

PB Agora

Tags: AÇUDESCHUVASPARAÍBATRANSBORDAMVOLUME DE AGUA
Next Post

MEC prorroga prazo para convocações da lista de espera do Fies

whatsapp image 2025 10 02 at 16.10.13 (1)
whatsapp image 2025 10 02 at 16.10.13 (1)
webbanners 300x300px
Politica Parahyba

© 2020 - Política Parahyba
O contraste entre o que eles dizem, e o que você precisa saber!

Institucional

  • Privacidade
  • MidiaKit
  • Contato

Siga nas redes

No Result
View All Result
  • Início
    • Todas as notícias
  • Política
  • Economia
  • Legislativo
  • Judiciário
  • Editorial
  • Cultura e Entretenimento

© 2020 - Política Parahyba
O contraste entre o que eles dizem, e o que você precisa saber!