O advogado-geral da União, André Mendonça, disse na manhã desta segunda-feira (5) que não tem expectativas sobre a vaga de ministro deixada por Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF).
Marco Aurélio se aposenta no próximo dia 12 e, com isso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) poderá indicar um novo nome à Suprema Corte. Entre os cotados está Mendonça e o atual procurador-geral da República, Augusto Aras.
Ao ser questionado pela reportagem sobre a vaga no Supremo, Mendonça fez um sinal de negativo e afirmou não ter expectativas pela nomeação. “Não tem expectativa, não. Sem expectativas”, disse. Ele foi vacinado contra a Covid-19 nesta manhã pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília.
Por 31 anos, o ministro Marco Aurélio ocupou uma cadeira no Supremo. Agora, ele diz torcer pela indicação de Mendonça ou Aras para ocupar sua cadeira.
“Agradeço a presença, com palavras muito amáveis, do doutor André Mendonça, que tem a minha torcida para substituir-me no Supremo”, declarou durante a sessão virtual em sua homenagem na última semana.
“O que disse em relação ao doutor André, falo quanto ao doutor Augusto Aras. Seria uma honra para mim muito grande vê-lo ocupando a cadeira que deixo no Supremo”, concluiu Marco Aurélio.
Nesta segunda-feira (5), Mendonça comentou a torcida do ministro. “Certamente será um grande ministro, quem quer que seja escolhido, acima de tudo.”
O primeiro ministro do Supremo indicado por Bolsonaro foi Nunes Marques, que assumiu a cadeira de Celso de Mello, que se aposentou em outubro do ano passado.
CNN Brasil