O município de Maturéia, na Paraíba, sediará a 1ª edição do Jabre Expomel 2025, um evento inovador que tem como objetivo fomentar a Apicultura e a Meliponicultura, estimular o desenvolvimento da Agricultura Familiar e impulsionar o Turismo Rural na região da Serra do Jabre e em toda a Paraíba.
Idealizado para fortalecer a produção de mel e criar novas oportunidades para os produtores locais, o Jabre Expomel contará com uma ampla programação nos dias 24 e 25 de abril, envolvendo palestras, oficinas, feira de agricultura familiar, roda de negócios e momentos culturais.
A programação inicia no dia 24 de abril com a palestra magna sobre a “Importância da Rota do Mel no Turismo Rural”, ministrada pela professora doutora Adriana Evangelista Rodrigues, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do projeto Rota do Mel, implantado no município de Areia. Paralelamente, será realizada a Feirinha da Agricultura Familiar, Artesanato e a Roda de Negócios, valorizando e incentivando os produtos locais.

Durante os dois dias de evento, haverá oficinas e palestras técnicas voltadas ao fortalecimento da apicultura e meliponicultura na região, com destaque para a oficina “Diagnóstico e Planejamento Estratégico para Implantação da Rota do Mel”, projeto vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Outros grandes momentos da programação incluem a palestra da renomada pesquisadora e extensionista Kária Gramacho, que abordará a apicultura e meliponicultura no semiárido, e a palestra sobre “Melhoramento Genético de Abelhas”, ministrada pela pesquisadora Fabiana Martins, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
No dia 24 de abril, a partir das 19h, acontecerá o Momento Social do Jabre Expomel, aberto ao público, com atrações culturais como Baga do Acordeon, Xoteando e o poeta e cantor Marquinhos da Serrinha, animando a noite e celebrando a abertura oficial do evento.
O idealizador e organizador do Jabre Expomel, vereador Ariano Dantas, destacou a importância da iniciativa para o futuro da região.
“Nosso objetivo é criar um novo ciclo de desenvolvimento para Maturéia e toda a Serra do Jabre, unindo a força da apicultura, o potencial da agricultura familiar e a riqueza do turismo rural. Acreditamos que a união desses setores será capaz de transformar nossa região em referência não só na produção de mel, mas também no fortalecimento da nossa identidade cultural e econômica.”
POLÍTICA PARAHYBA