A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (28), a Operação Family First. O objetivo foi combater fraudes em licitações e contratos públicospraticadas por uma empresa de assessoria com sede em Monteiro, no Cariri paraibano.
A operação revelou um esquema em que a empresa, responsável pela organização de certames públicos para prefeituras municipais, manipulava o resultado das licitações para favorecer uma distribuidora de alimentos controlada por ela, registrada em nome de familiares dos investigados, supostos “laranjas”.
As investigações também apontaram a participação de um pregoeiro ou presidente de comissões de licitação de alguns municípios envolvidos. Este colaborava para que a distribuidora vencesse os certames e firmasse contratos públicos para fornecimento de cestas básicas, configurando o favorecimento ilícito.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em locais como as sedes das empresas e as residências dos sócios. Caso as acusações sejam confirmadas, os envolvidos poderão responder por crimes como fraude em licitação, contratação ilegal e associação criminosa, cujas penas podem totalizar até 19 anos de reclusão.
POLITICA PARAHYBA