Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Paraíba vão entrar em greve no dia 16 deste mês. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (11) após duas assembleias comandadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Trabalho do Estado da Paraíba (SindsprevPB) com a categoria.
A greve se deve a falta de acordo com o Governo Federal sobre reajuste salarial e atinge todos os funcionários, tanto os que trabalham presencialmente, como de forma home office.
“Foram realizadas três rodadas de negociação entre o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) com os servidores do Seguro Social, mas o governo não se mostrou disposto a atender as reivindicações da categoria. Por isso, estamos seguindo orientações do movimento nacional pela paralisação dos serviços”, destacou Sérgio Fonseca, servidor do INSS e integrante do Comando de Greve.
O verificou que a greve vai afetar os serviços de análise e concessão de benefícios – como aposentadoria – acerto de cadastro, atendimentos presenciais (exceto perícia médica), análise da recursos e revisões, entre outros.
Como reivindicações, os servidores cobram condições de trabalho para atender mais e melhor a população, nível superior para o ingresso no cargo de Técnico do Seguro Social, e outras cobranças.
Na Paraíba, segundo o sindicato, são 331 servidores dos quais 80 estão em abono de permanência, podendo se aposentar a qualquer momento, e 37 agências da previdência social. Cerca de 50% dos trabalhadores atualmente ainda estão no sistema de trabalho remoto, que prometem aderir à greve.
Com ClickPB.