O Governo do Estado, a Fundação Parque Tecnológico e o Tribunal de Justiça da Paraíba assinaram hoje um termo de cooperação técnica do programa ‘Antes que Aconteça’. A iniciativa estabelece investimentos de R$ 315 milhões (em todo o país) em ações de combate à violência contra a mulher.
O programa foi anunciado pela senadora Daniella Ribeiro, em dezembro de 2023, no Congresso Nacional, quando Daniella era presidente da Comissão Mista de Orçamento.
A ação tem por objetivo proteger mulheres da violência em suas mais diversas formas, desde a psicológica ao estágio final desse ciclo, que é o feminicídio.
São previstas campanhas educativas nas escolas, instalação de salas lilás em delegacias comuns, cursos de defesa pessoal voltado para as mulheres, monitoramento eletrônico com tecnologia de ponta, e, também, a autonomia da mulher através do empreendedorismo feminino, dentre outras medidas.
Violência contra a mulher
Na Paraíba os casos têm sido recorrentes. Nos primeiros quatro meses deste ano foram 21 mulheres assassinadas, sendo 6 feminicídios. O Estado é o que tem a pior taxa, proporcionalmente, de casos no Nordeste.