A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais vetores para a descarbonização do transporte pesado de cargas é o que avalia reportagem do portal Congresso em Foco, de ontem (02). O projeto é relatado pelo vice-presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
“O PL está sendo apreciado pelo Senado Federal, que designou como relator o qualificado senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Tenho convicção de que o projeto pode ser aperfeiçoado, mas dentro de uma linha que consolide este importante biocombustível. O biodiesel é um exemplo de jogo “win-to-win” – reduz dependência de importações de diesel, aumenta a segurança energética e mitiga as emissões. É o biodiesel se transformando em uma das melhores opções aos combustíveis fósseis”, diz o articulista Arnaldo Jardim, do Congresso em Foco, sobre o relator da matéria.
Ainda segundo a reportagem, quando surgiu em 1897, o motor a diesel significou uma revolução. Com maior versatilidade, economia e possibilidade de adaptação a diversos tipos de equipamentos, o motor foi rapidamente adotado em todo o mundo. O que poucos sabem é que, ao apresentar sua invenção na Feira de Paris, em 1989, Diesel utilizou óleo de amendoim como combustível. O que se seguiu, entretanto, foi a popularização do diesel fóssil, em função da grande disponibilidade de petróleo e do seu baixo custo de produção.
Essa escolha permaneceu intocável por décadas até que a crise do petróleo estremeceu as bases de economias por todo o planeta. Porém, foi somente em 2003 que o Brasil resolveu dar os primeiros passos para reduzir a importação, criando o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB). Na época, importávamos mais de 5 bilhões de litros de diesel e a mistura significaria uma economia de até US$ 1,2 bilhões de dólares.
O importante é que a busca pela segurança energética seria feita explorando uma das nossas potencialidades: áreas agricultáveis para produção de oleaginosas e disponibilidade de resíduos da produção de proteína animal. Para Rudolf Diesel, essa era uma das lógicas de sua invenção: fomento ao desenvolvimento agrário.
PBAGORA