Nove cidades da Paraíba já iniciaram ou iniciam esta semana a vacinação contra dengue. Conforme apurou o ClickPB, Conde e Cruz do Espírito Santo já começaram a imunização. Já João Pessoa, Cabedelo, Sapé e Pitimbu dão início a aplicação dos imunizantes hoje (19). Santa Rita e Bayeux começam amanhã (20). Alhandra escolheu a quarta-feira (21) para iniciar o processo.
Caaporã, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado ainda não divulgaram no site oficial ou nas redes sociais o dia que pretendem começar a vacinação contra a dengue.
As nove cidades fazem parte dos municípios da 1ª Região de Saúde contemplados com as doses da vacina.
Nove cidades definem vacinação: confira os calendários
Conde (sexta-feira)
Iniciou na sexta-feira (16) a Campanha de Vacinação contra a Dengue. O esquema vacinal será de duas doses com intervalo de três meses entre elas. O Conde foi um dos 14 municípios paraibanos escolhidos para receber estas primeiras doses e iniciar a campanha.
Cruz do Espírito Santo (sábado)
A cidade começou a vacinar no sábado (17). O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada).
João Pessoa (segunda-feira)
Aliado ao trabalho preventivo e de controle, começa nesta segunda-feira (19), a vacinação contra dengue em toda rede municipal de saúde. Inicialmente, o público alvo que será beneficiado com as doses do imunizante são crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos.
Cabedelo (segunda-feira)
A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Saúde, inicia, a partir de hoje (19), a aplicação da vacina contra a Dengue em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A aplicação das doses começará nas escolas do município (privadas, municipais e estaduais), de acordo com cronograma organizado em parceria com a Secretaria de Educação.
Além das escolas, o município contará com dois pontos fixos – USF Centro e Intermares – já a partir desta segunda-feira (19), para a imunização em crianças e adolescentes da faixa etária do público alvo que não forem alcançados pela mobilização feita nas escolas.
Sapé (segunda-feira)
Nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Saúde iniciará a imunização em todas as 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Na quarta-feira (21), a Saúde realizará uma ação de prevenção no bairro de Nova Brasília, onde os agentes irão visitar as residências para verificar se há focos de Aedes aegypti, como água parada em vasos de plantas, próximo a lixos e qualquer local que possa armazenar água.
Pitimbu (segunda-feira)
Começa a vacinar nesta terça-feira (19). A Prefeitura Municipal de Pitimbu através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a vacinação acontecerá em todas as unidades de saúde da família do município das 08h às 15h.
Santa Rita (terça-feira)
A campanha inicia nesta terça-feira (20) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h às 16h. Para se vacinar, é necessário apresentar o Cartão SUS, CPF e Cartão Vacinal. Todas as equipes das UBS já estão preparadas para receber a população e aplicar o imunizante e prestar todas as informações necessárias.
Locais de vacinação:
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santa Rita e no PAM.
Horário: 8h às 16h
Bayeux (terça-feira)
A Prefeitura de Bayeux inicia a vacinação nesta terça-feira (20), e será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). De segunda a sexta, das 7h30 às 16h. A vacinação é voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A faixa etária escolhida para o início da vacinação tem alto número de hospitalização por dengue. O esquema será de duas doses com intervalo de três meses entre elas. O quantitativo distribuído é direcionado para a primeira dose do esquema preconizado.
Alhandra (quarta-feira)
A Prefeitura de Alhandra, em parceria com a Secretaria de Saúde, está promovendo a campanha de vacinação contra a Dengue a partir desta quarta-feira (21). O público-alvo foi definido entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Click PB