Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. É uma doença crônica degenerativa, que reduz a acuidade visual, é silenciosa durante algum tempo e pode evoluir para a cegueira parcial ou total.
De acordo com especialistas , quanto antes diagnosticar a doença e realizar o controle da pressão intraocular melhores são as chances de controlar satisfatoriamente a doença.
Tendo em vista a importância na detecção e tratamento precoce da doença, a Secretaria de Saúde do Município de Monteiro realizou na manhã da última sexta-feira, 02, uma das maiores ações de recadastramento em um programa de saúde com o Projeto de Combate e Cuidados no Glaucoma.
Na ocasião, após o recadastramento, os pacientes tiveram a oportunidade de receber uma palestra e tirar suas dúvidas diretamente com o oftalmologista Dr. Ítalo Carneiro, logo após foi servido um café da manhã e realizada a entrega dos kits de colírios.
O momento ainda contou com diversos depoimentos dos pacientes contando suas histórias e de seus familiares, a exemplo da senhora Josidalva, Tânia Félix, Zélia, Terezinha e o senhor Francisco Barbosa, que fizeram questão de enaltecer aos envolvidos no Projeto de Combate e Cuidados no Glaucoma.
“A gente tem que agradecer a quem cuida da gente. Só quem viajava pra Campina Grande e passava aperto é que reconhece que hoje está uma maravilha. Doutor Ítalo nos atende com muita paciência, explica tudo e a gente faz o tratamento direitinho”, comentou o senhor Francisco Barbosa.
O Projeto de Combate e Cuidados no Glaucoma
Desde o ano de 2017, a Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria Municipal de Saúde identificou a demanda e a necessidade de dar aporte aos monteirenses portadores de glaucoma, dando a volta por cima de uma adversidade imposta pelo governo federal da época.
Neste período, cerca de 80 cidadãos e cidadãs de monteiro foram identificados como portadores de glaucoma e a partir deste momento, com o trabalho ainda mais focado no rastreio, este número cresceu devido aos atendimentos mais direcionados. Atualmente 398 pacientes estão cadastrados e sendo atendidos com consultas e fornecimento de colírios pelo Cemed.
De forma pioneira na região a prefeita Anna Lorena, junto a secretária de Saúde, Paula Oliveira, com apoio da diretora do Centro de Especialidades Médicas, Solenil Silva, deram início ao projeto glaucoma em 2017.
Desde então o Cemed oferta consultas com especialistas em oftalmologia que realizam atendimentos específicos e preventivos à saúde ocular com exames com aparelhos modernos e fornecimento de colírios para melhor atender a população.