O deputado federal Luiz Couto (PT) protocolou nesta terça-feira (28) duas emendas ao Plano Plurianual do Governo Federal que devem impactar diretamente a região do Cariri. A primeira delas tem como objetivo a integração dos rios da região, com objetivo de levar as águas da transposição para diversas cidades; a outra trata da expansão do IFPB, contemplando um campus para Serra Branca.
A ideia da integração de bacias hídricas do Cariri surgiu de um movimento capitaneado pelo município de Sumé e foi transformado como encaminhamento da Audiência Pública sobre Desenvolvimento Sustentável realizada no dia 1 de setembro, pelo mandato de Deputado Dr. Romualdo, em Monteiro.
Nesse projeto estão contempladas a ligação do açude de Poções em Monteiro ao de Sumé, algo que seria determinante para produção de subsistência ao longo do Rio Sucuru; além da perenização dos Rios Taperoá e Espinho. O objetivo é fortalecer a economia da região de maneira sustentável.
O valor colocado por Couto é de 800 milhões e deverá ajudar na elaboração e execução da obra. “Quando Dr. Romualdo nos apresentou a ideia, que funciona de forma integrada com BNDES e MDA, vi que era algo que poderia servir de exemplo para todo o Brasil”, pontuou Couto.
Outra importante medida foi a emenda de 75 milhões para expansão do IFPB na Paraíba, algo que contempla o relatório técnico elaborada pela instituição e que faz parte da nova política de expansão da educação do Governo Federal.
“Estive com Luiz por diversas vezes tratando de temas do interesse do Cariri, com isso tentei fazer a interlocução do Diretor do IF em Monteiro, Abimael de Oliveira (que faz parte da comissão de expansão do IFPB), com o Governo Federal, Couto se colocou como uma ponte. Esse relatório contempla 10 cidades, e três estão no Cariri: Serra Branca, Taperoá e Boqueirão. Estamos tentando conseguir o dinheiro, temos o aval técnico e vamos lutar por todas, pois a educação é algo que transforma”, finalizou Dr. Romualdo.