O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) deu uma prazo de 15 dias úteis para que a gestão do prefeito Inácio Nóbrega, em Amparo, apresente explicações sobre irregularidades na aquisição e uso de combustíveis. A investigação partiu de uma denúncia feita pelo vereador Lucas de Magé contra o prefeito da cidade, Inácio da Silva.
De acordo com a denúncia, o gestor teria realizado “gastos excessivos e não comprovados” com combustíveis para veículos lotados na Secretária de Saúde entre 2019 e 2022.
Nesse período (2019 a 2022), o prefeito informou ao TCE que todos os veículos e máquinas pertencentes ou locados ao município, sempre estiveram ativos. Mas dos oito veículos da Secretaria, existem pelo menos três veículos inativos há mais de cinco anos. Esses veículos inclusive, continuam sendo emplacados anualmente. Em 2021, o município apresentou um gasto exessivo com combustivéis para esses veículos inativos.
Na denúncia, também foi apresentado um gasto superfaturado na aquisição de peças para esses veículos inativos, tendo como exemplo um filtro de gasolina, que custa em torno de R$ 40 reais, tendo sido comprado pela Prefeitura de Amparo pelo valor de R$ 300 reais.
Outro ponto que chama a atenção é a quantidade de veículos sucateados, informados na denúncia, inclusive com registro fotográfico, e confirmado pela Auditoria, quando da Inspeção in loco, no período de 18 a 22 de setembro de 2023.
Imagens dos veículos sucateados:
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