Três capitais brasileiras (Campo Grande, Boa Vista e Goiânia) bateram seus recordes de calor para o ano de 2023 nesta quarta-feira (20) e outras oito também devem superar as suas marcas até o fim de semana, quando a onda de calor deve atingir seu ápice. As informações são do serviço de meteorologia Climatempo.
Em Campo Grande, a temperatura máxima registrada na quarta foi de 36,0ºC. O recorde anterior de calor em 2023 tinha sido de 35,2ºC.
Em Goiânia, o Inmet registrou 38,3ºC. O recorde anterior foi de 37,7ºC, em 13 de setembro.
Em Boa Vista, os termômetros marcaram 40,6ºC. O recorde anterior era de 40,1ºC, nos dias 9 e 15 de setembro.
“É possível até que ocorram recordes históricos para setembro e até mesmo recordes absolutos de calor”, diz a Climatempo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o Distrito Federal também teve a tarde mais quente do ano nesta quarta-feira: a estação meteorológica na região administrativa do Gama (no entorno de Brasília) registrou 34,6ºC.
E as temperaturas devem subir ainda mais nestas três capitais, que podem voltar a quebrar novos recordes nos próximos dias.
Veja as capitais que podem registrar recordes de calor no fim de semana, segundo a Climatempo:
- Curitiba: até 35ºC
- São Paulo: até 38ºC
- Rio de Janeiro: até 41ºC
- Belo Horizonte: até 36ºC
- Vitória: até 36ºC
- Campo Grande: até 39ºC
- Cuiabá: até 43ºC
- Goiânia: até 38ºC
- Brasília: até 34ºC
- Palmas: até 40ºC
- Teresina: até 40ºC
Temperatura acima de 35ºC
O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Inmet aumentar o nível do alerta e colocar mais estados sob um aviso de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média. O mais recente alerta do Inmet é da categoria “vermelho”, que significa “grande perigo”.
Ao todo, são nove estados sob o alerta: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
G1