A equipe de futebol de salão River Santa Luzia, participante da 1ª Copa Regional de Futsal da Rainha, divulgou uma nota de repúdio na noite desta quarta-feira (02), em relação às ações disciplinares impostas pela organização da competição. A denúncia referiu-se a punições aplicadas a atletas das equipas River Santa Luzia e Pilão FC, que, segundo a nota, carecem de fundamentação e transparência.
No boletim disciplinar divulgado em 26/07/2023, a Comissão da Copa da Rainha de Futsal anunciou a eliminação dos atletas Jefferson Veríssimo e Maykel de Queiroz, ambos do Rio Santa Luzia, além de Erickys Vinícius e Alan de Oliveira, do Pilão FC. Além disso, os atletas João Alaff (Pilão FC) e Jameson Veríssimo (River Santa Luzia) foram suspensos.
Entretanto, segundo a nota de repúdio, não foram apresentados no boletim qualquer relatório ou descrição detalhada dos fatos que justificaram tais punições. A ausência dessas informações torna inviável identificar de forma precisa o que de fato ocorreu e os envolvidos nos acontecimentos.
O River Santa Luzia destaca ainda que o regulamento da competição, que inclui as regras e punições disciplinares, só foi divulgado em 26/07/2023, data posterior à realização da partida de futebol entre as equipes River Santa Luzia e Pilão FC. Tal fato, segundo a nota, impede que as equipes tenham conhecimento prévio das normas a serem seguidas.
“Todo e qualquer ato disciplinar não pode ser aplicado sem que as equipes tenham tomado conhecimento a respeito do que é permitido e do que é proibido. No caso em discussão, as equipes de futebol tiveram seus atletas punidos severamente, sem que seus clubes tomaram conhecimento das ‘regras do jogo'”, diz trecho da nota.
A equipe River Santa Luzia apresentou prints de conversas em um aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp), que demonstra o momento em que o regulamento da competição foi divulgado. Com isso, reforçou a necessidade de correção na aplicação das punições, que deveriam ser válidas a partir dos dados de publicação do regulamento.
Diante do exposto, os representantes do River Santa Luzia repudiaram veementemente as decisões proferidas pela comissão organizadora da 1ª Copa Regional de Futsal da Rainha, considerando a revisão e anulação das punições aplicadas, que consideram arbitrárias, ilegais e desprovidas de base documental.
Confira a nota:
NOTA DE REPÚDIO
RIVER SANTA LUZIA, equipe de futebol de salão, regularmente inscrita na 1ª COPA REGIONAL DE FUTSAL DA RAINHA, vem respeitosamente apresentar NOTA DE REPÚDIO ÀS AÇÕES DISCIPLINARES POR PARTE DA ORGANIZAÇÃO DA COPA DA RAINHA:
Em 26/07/2023, às 17h:34min, a Comissão da Copa da Rainha de futsal, ao divulgar seu boletim disciplinar, noticiou aos integrantes e participantes do campeonato que: decidiu ELIMINAR os atletas JEFFERSON VERÍSSIMO (RIVER), MAYKEL DE QUEIROZ (RIVER), ERICKYS VINÍCIUS (PILÃO FC), ALAN DE OLIVEIRA (PILÃO FC) e SUSPENDER os atletas JOÃO ALAFF (PILÃO FC) E JAMESON VERÍSSIMO (RIVER).
A Comissão da Competição justificou, através do mencionado boletim, que a punição disciplinar foi aplicada em razão de fatos acontecidos na partida de futebol entre River Santa Luzia e Pilão FC, realizada no dia (25/07/2023).
Ocorre, no entanto, que no presente boletim disciplinar, NÃO CONSTA, sequer, qualquer relatório, súmula ou descrição pormenorizada da ocorrência e dinâmica de tais fatos. Fato este que impossibilita a concreta identificação do que de fato aconteceu e quais os supostos envolvidos.
Ressalte-se, que o fato de inexistir súmula ou relatório da partida, por si só é motivo suficiente para invalidar qualquer ato disciplinar. Pois, apesar do que se divulga em redes sociais, nenhum membro da comissão, devidamente habilitado, relatou ou sumulou o ocorrido, tornando inviável responsabilizar individualmente qualquer atleta.
Além do mais, o próprio regulamento da competição, que estabelece as regras do campeonato, inclusive no que diz respeito as punições disciplinares, somente foi divulgado na data de (26/07/2023), ou seja, após a ocorrência da partida de futebol entre as equipes do River Santa Luzia e Pilão FC.
Saliente-se, que todo e qualquer ato disciplinar NÃO PODE ser aplicado sem que as equipes tenham tomado conhecimento a respeito do que é permitido e do que é proibido. No caso em discussão, as equipes de futebol tiveram seus atletas punidos severamente, sem que seus clubes tivessem tomado conhecimento das “regras do jogo”. A ocorrência de tais fatos pode ser comprovada a partir de prints de conversas em aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp), precisamente no grupo “I COPA REGIONAL DE FUTSAL DA RAINHA”, que por sua vez, consta o dia e hora em que o regulamento da competição foi divulgado.
Portanto, diante dos fatos acima expostos, não há razão ou fundamento legal, capaz de justificar a severa punição aos atletas das equipes de futebol (River Santa Luzia e Pilão FC).
A eliminação destes atletas, da maneira descrita nesta nota, violou a legalidade e trouxe descrédito a competição, e, portanto, deveria ser ANULADA OU REVISADA.
Nesse sentido, nada mais justo do que a correta aplicação do regulamento da competição, no sentido de aplicar punição disciplinar da data de publicação do regulamento em diante e não antes de divulgar e tornar pública as regras.
Os atos disciplinares aplicados mereciam a sua ANULAÇÃO, diante da inexistência de relatório ou súmula, capaz de identificar e punir os supostos envolvidos em atos elencados nos artigos 24, 25, 26, 27, 28 e 29 do Regulamento da competição.
Nesses termos, os representantes do RIVER SANTA LUZIA, ao tomarem conhecimento das decisões proferidas pela comissão organizadora da I Copa da Rainha, VEM EXPRESSAR SEU REPÚDIO, diante da excessiva, desarrazoável ARBITRÁRIA E ILEGAL DECISÃO.
Política Parahyba