A população quilombola residente na Paraíba é de 16.584 pessoas, de acordo com os Primeiros Resultados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE, nesta quinta-feira (27). Conforme acompanhou o ClickPB, essas são as primeiras estatísticas oficiais sobre a população quilombola na história do país e apontam que, no total de habitantes do estado, o grupo representava cerca de 0,4%.
Para a pesquisa, foram considerados como quilombolas todos aqueles que se identificaram assim durante a aplicação do questionário, nas localidades previamente identificadas.
No cenário nacional, a Paraíba apresentou o 14º maior contingente de pessoas quilombolas. Entre os estados da região Nordeste, ocupou a última posição. Os maiores quantitativos de quilombolas foram verificados na Bahia (397 mil), no Maranhão (269 mil), em Minas Gerais (135,3 mil) e no Pará (135 mil).
Conforme o levantamento, no estado, cerca de 6,1 mil domicílios particulares permanentes ocupados tinham pelo menos um morador quilombola. Nesses locais, moravam, aproximadamente, 19,1 mil pessoas, das quais, 16,3 mil (85,4%) se consideravam quilombolas.
As residências que recebem essa definição são aquelas que foram construídas especificamente para servirem como moradia e que, na data de referência da pesquisa, tinham alguém ocupando o espaço.
Na Paraíba, a média de moradores em domicílios particulares permanentes ocupados com pelo menos um residente quilombola era de 3,1 pessoas. O número ficou acima da média geral paraibana de moradores em domicílios permanentes ocupados (2,9). Já a média de moradores quilombolas nesses lares era de 2,7 pessoas.