A Câmara Municipal de Ouro Velho se reuniu na última sexta-feira (21) para mais uma sessão ordinária, na qual os parlamentares apreciaram e discutiram projetos em benefício da população. Dentre as pautas, destaca-se o requerimento de n° 17/2023, de autoria do vereador Erivonaldo Lopes, que solicita ao Poder Executivo a contratação de uma empresa responsável pela limpeza de fossas no município. O requerimento foi aprovado pelos parlamentares.
Outra pauta aprovada foi o requerimento de n° 20/2023, de autoria da vereadora Zilma Bernardo, que solicita ao Poder Executivo a compra de três plantadeiras de milho para os agricultores do município. Em sua justificativa, a vereadora argumentou que esses implementos agrícolas irão beneficiar os agricultores do município. O requerimento foi aprovado por unanimidade.
Durante a sessão, os vereadores também aprovaram o requerimento de n° 21/2023, de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Paulo Dantas, que solicitou ao prefeito Augusto Valadares a criação da patrulha escolar no município. O objetivo da patrulha é ser um instrumento de prevenção e segurança nas instituições de ensino, mantido em parceria com os órgãos da esfera estadual de segurança, na prevenção à violência no ambiente escolar e seu entorno.
Outra pauta aprovada foi o requerimento de n° 22/2023, de autoria do vereador Val Nunes, que solicita ao Poder Executivo que seja realizado um estudo visando à implantação de um sistema adutor de água potável para atender os residentes da comunidade Carnaíba . De acordo com o parlamentar, a comunidade já possui mais de 15 famílias, tornando essa obra de grande importância para a comunidade.
Visando ainda a segurança nas escolas, o vereador Val Nunes apresentou o Projeto de Lei n° 21/2023, que solicita ao Poder Executivo a instalação de portas giratórias com detector de metais nas escolas e creches do município. A pauta foi aprovada por unanimidade.
Além disso, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que tem o objetivo de abrir no orçamento vigente crédito adicional tipo especial para a Secretaria de Ação Social. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Outro requerimento aprovado foi o de n° 27/2023, de autoria da vereadora Tereza Menezes, que solicita a reforma da escola municipal Jacinto Dantas. A vereadora Tereza ainda apresentou o requerimento de n° 26/2023, que solicitava a instalação de cercas elétricas nas escolas da rede municipal de ensino. A pauta foi aprovada por unanimidade.
O vereador e presidente da Casa Legislativa, vereador Paulo Dantas, também apresentou outros dois requerimentos durante sessão.
O requerimento de n° 25/2023 solicitou ao prefeito Augusto Valadares que seja feita a ornamentação e pinturas das casas e calçadas da rua do centro histórico ‘Idelvita Rodrigues de Lima’. De acordo com o presidente, a medida tem como objetivo colorir e enfeitar a rua do centro histórico.
Já o requerimento de n° 24/2023 solicitou ao Poder Executivo que seja feito o ‘Arraiá de Delvita’, com a finalidade de quem sejam feitas as famosas quadrilhas juninas do município, na rua do centro histórico ‘Idelvita Rodrigues de Lima’ no período de dois dias durante a semana do São João, com visitas musicais da região. Ambas as matérias foram aprovadas por unanimidade.
O vereador Val Nunes também apresentou o requerimento de n° 23/2024, solicitando ao prefeito Augusto Valadares estudos de viabilização para a implantação de um sistema adutor de água potável para atender aos moradores da comunidade Boa Vista dos Nunes. De acordo com o parlamentar, esta adutora é um pedido dos moradores daquela localidade, pois conseguiu vários benefícios para os mesmos. O requerimento também foi aprovado por unanimidade.
Após a votação da pauta do dia, o presidente Paulo Dantas, agradeceu a presença dos parlamentares e declarou encerrada a sessão.
Política Parahyba