A Secretaria da Fazenda da Paraíba – Sefaz-PB, autuou dez supermercados , durante a terceira fase da Operação Desacordo, deflagrada na manhã desta terça-feira (11), com o objetivo no levantamento de estoque irregular em seis cidades na região de Campina Grande.
Conforme apurou a reportagem, os estabelecimentos investigados são suspeitos de operar de forma irregular, em parceria com a principal empresa formada por um grupo empresarial do ramo atacadista que atua em Campina Grande, investigada desde a primeira fase da operação, ocorrida em setembro de 2021.
Durante a operação, dois galpões foram encontrados com grande volume de mercadorias no estoque, sem inscrição estadual nos municípios de Esperança e Riachão do Bacamarte. As mercadorias foram apreendidas e os estoques passarão por contagem para serem lavrados os autos de infrações.
A operação é denominada “Desacordo” porque um grupo empresarial investigado de Campina Grande – que era beneficiário do regime especial do Termo de Acordo Especial (Tare) com uma carga tributária reduzida de ICMS –, violou uma série de cláusulas deste acordo. Segundo a Sefaz-PB, o Grupo atacadista investigado inicialmente era composto por quatro empresas, sendo três em Campina Grande e uma no município de Itambé, em Pernambucano. A partir de documentos e informações levantados na primeira fase da operação, novos desdobramentos e operações foram realizados.
A segunda etapa da operação foi realizada em fevereiro deste ano, quando oito empresas do ramo de supermercados no sertão do estado foram alvo das investigações nos municípios de Sousa, Cajazeiras, Pombal, Uiraúna e São João do Rio do Peixe.
Click PB