Cantada por Zé Ramalho, a ‘Pedra da Turmalina’, símbolo do município de Brejo do Cruz, agora é patrimônio histórico cultural da Paraíba. A Lei 12.580 que também torna a famosa pedra como patrimônio turístico imaterial do estado, foi sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O projeto que originou a lei, de autoria do deputado Galego Souza (Progressistas), destaca a importância cultural da pedra no Sertão do Estado..
“Fica reconhecido como Patrimônio Histórico Cultural, Turístico Imaterial do Estado da Paraíba, a ‘Pedra da Turmalina’, localizada no Município de Brejo do Cruz, neste Estado”, diz o primeiro artigo da lei.
O município de Brejo do Cruz cresceu ao redor da formação geológica, que é utilizada para o turismo ecológico e religioso.
Em uma das canções mais conhecidas do brejo-cruzense Zé Ramalho, ‘Avôhai’ ela é citada como parte dos cenários em que ele foi criado durante a infância.
“Na pedra de turmalina, E no terreiro da usina, Eu me criei”, diz a letra da música.
O município de Brejo do Cruz é considerado, historicamente, como um dos mais antigos da Paraíba, com clima semiárido, ficando até oito meses sem registros de chuvas. No ano passado, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou um projeto de Lei de autoria da então deputada Pollyanna Dutra, que classifica Brejo do Cruz como município de interesse turístico do estado da Paraíba.
Com grande potencial turístico, Brejo do Cruz tem um acervo arqueológico rico e um sítio com várias escrituras rupestres, tem suas águas limpas e transparentes, um museu que tem um acervo de Zé Ramalho.
SL
PB Agora