Atuando como deputado estadual na Assembleia Legislativa na Paraíba, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, tem feito duras críticas a possibilidade da realização de um projeto de “engorda” da orla da Capital paraibana.
No entanto, o próprio Cartaxo já havia, em 2014, contratado uma empresa que elaborou um projeto executivo para a “engorda” das praias de João Pessoa.
Confira projeto:
P4. Cabo Branco – Especificações Técnicas Cabo Branco
A empresa “Aquatool”, de Fortaleza/CE recebeu R$ 470 mil pelo projeto elaborado com o intuito de proteger a falésia do Cabo Branco. De acordo com o relatório, três etapas seriam realizadas:construção de quebra-mares, engorda da faixa de areia e enrocamento do sopé da falésia.
O projeto executivo destacava a necessidade das intervenções nessa sequência. As duas primeiras tinham o objetivo de diminuir o impacto das ondas.
Reconhecendo ainda a importância de seguir o cronograma (quebra-mares, engorda e enrocamento), o TCE PB emitiu um alerta para que a PMJP cumprisse o cronograma das obras conforme o projeto executivo.
Alertado pelo próprio TCE para cumprir o cronograma, Cartaxo licitou apenas o enrocamento (colocação de pedras no sopé da barreira).
PB Agora