A Operação Lei Seca, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran), durante o Carnaval resultou em 599 abordagens, 623 testes de etilômetro (bafômetro), 68 Autuações por Infrações de Trânsito e 24 veículos foram removidos aos pátios do Detran. No total, também foram feitas 85 autuações por dirigir endo ingerido bebida alcóolica (Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB), com 60 carteiras de habilitação apreendidas.
O Detran-PB reforçou as atividades da Operação Lei Seca desde o dia 9 , quando foi iniciado o Projeto Folia de Rua, em João Pessoa. Durante a prévia carnavalesca, 50 agentes e policiais militares atuarão no percurso desenvolvido pelos principais blocos de arrasto da capital, a exemplo das ‘Virgens de Tambaú”.
Segundo a direção do Detran-PB, a principal causa de acidentes no período de carnaval é a combinação entre álcool e direção. Por isso, o alvo da Operação Lei Seca foi o condutor que apresentar qualquer índice de álcool por litro de ar, durante o teste. Quem foi flagrado, foi punido com multa no valor de R$ 2.934,70, soma de sete pontos na carteira, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir por até 12 meses. O veículo ficará retido até que um condutor capacitado apareça para retirá-lo.
Nos testes com resultado superior a 0,34mg/l, a situação se torna crime de trânsito. A punição nesses casos é detenção de seis meses a três anos, pagamento de multa, recolhimento da habilitação e suspensão do direito de dirigir por até um ano.
Click PB