Já é clichê falar que todo ano é ano eleitoral na política da Paraíba. Sempre no término de um pleito, os agentes políticos já começam a traçar estratégias para as próximas eleições.
Os atuais deputados estaduais iniciaram seus trabalhos legislativos no último dia 1º, mas alguns deles já deram declarações que pretendem, ou pelo menos se colocaram à disposição de seu grupo político ou partido, disputar as eleições municipais de 2024 como prefeitos.
Como deputados estaduais não precisam se afastarem do cargo para concorrer a prefeito, caso fossem eleitos, eles teriam cumprido apenas dois anos de mandato. Confira quem já falou sobre e o que disseram:
Camila Toscano (PSDB)
Camila Toscano disse que “é um sonho” ser eleita prefeita de Guarabira, cadeira que seu pai Zenóbio e sua mãe Léa já sentaram.
“Não tem como não sonhar. Seria uma honra seria ser escolhida pelo povo de Guarabira”, disse à imprensa já este mês. Na sua avaliação, no entanto, essa discussão com seu grupo acontecerá apenas em 2024.
Dr. Eduardo Brito (Solidariedade)
Ex-prefeito de Mamanguape, o Dr. Eduardo Brito é novato na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), mas já afirmou que o seu grupo tem vários nomes qualificados para disputar a prefeitura municipal, mas que “se o melhor nome for o nosso, não somos de fugir da luta”. Atualmente, a prefeitura é gerida por sua adversária política, Eunice Pessoa.
Dra. Paula (PP)
Dra. Paula é outra que já colocou seu nome à disposição, chegando até a afirmar que já é pré-candidata a prefeita de São João do Rio do Peixe: “Desejo representá-los”, disse no dia em que tomou posse como deputada estadual reeleita.
Inácio Falcão (PCdoB)
Inácio Falcão, que disputou o cargo em 2020, deve novamente disputar a prefeitura de Campina Grande. Ele foi mais um que colocou o nome à disposição do seu grupo e partido, ainda durante as eleições de 2022. Caso o seu nome seja o escolhido entre seu grupo, disse esperar “o apoio de todos”.
Júnior Araújo (PSB)
Acerca das próximas eleições municipais, Júnior Araújo não descartou a possibilidade de disputar o pleito contra o candidato do grupo do prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir. Ele disse que ainda não é o momento de discutir esse tema, mas que caso o seu grupo político opte pela sua candidatura, não abandonará a disputa.
Luciano Cartaxo (PT)
Ex-prefeito de João Pessoa por dois mandatos seguidos, Cartaxo foi mais um que colocou seu nome à disposição do seu partido para a disputa na Capital. Ele afirmou que devido seu vínculo com a cidade, “é natural que esse debate surja”.
Tanilson Soares (PSB)
Tanilson Soares, que teve votações expressivas para a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em 2020 e Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em 2022, ao ser questionado acerca da prefeitura de João Pessoa, o parlamentar não negou uma hipotética disputa em 2024, apenas se limitando a dizer que “o futuro a Deus pertence”.
Wallber Virgolino (PL)
Wallber Virgolino pregou uma união da direita bolsonarista na Paraíba para que o grupo lance apenas uma candidatura à prefeitura de João Pessoa. Ele afirmou que se for consenso do grupo que ele próprio seja o escolhido, sairá candidato à prefeitura da Capital. Caso contrário, o parlamentar afirmou que disputará o cargo de prefeito de Cabedelo.
Wilson Filho (Republicanos)
Wilson Filho foi outro que foi perguntado pela imprensa se disputaria a prefeitura de João Pessoa em 2024. O parlamentar disse que tem esse sonho, mas que outros filiados do Republicanos também têm condições de disputar o cargo. “Não nego a ninguém que eu sonho participar”, revelou.
Polêmica Paraíba