Quem visita o 35º Salão do Artesanato Paraibano, que está sendo realizado até o dia 5 de fevereiro em uma megaestrutura montada na Orla de Cabo Branco, em João Pessoa, além de encontrar o mais autêntico artesanato produzido do Litoral ao Sertão, vai poder facilitar o dia a dia com uma série de serviços disponibilizados pelo Governo do Estado: segunda via de conta de água, registro de reclamações no Procon-PB ou até mesmo informações de abertura de empresas, no estande da Junta Comercial da Paraíba (Jucep). O Salão do Artesanato Paraibano, que nesta edição homenageia de forma inédita a cultura indígena, é uma realização do Governo do Estado e Sebrae-PB.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Setde), Rosália Lucas, destacou que a parceria com diversos órgãos e autarquias do Governo do Estado, além de facilitar o dia a dia da população, é mais uma importante iniciativa de prestígio ao evento. “Colocar serviços à disposição de quem prestigia o 35º Salão do Artesanato é também uma maneira de o Governo agradecer aos turistas, que recebe orientações no estande da PBTur, e aos paraibanos, que podem receber desde orientações de trânsito no estande do Detran-PB ou até mesmo fazer uma reclamação no Procon”, comentou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, também destacou a importância da parceria. “Sempre digo que os bons se encontram, e a realização do Salão, no mês de janeiro aqui em João Pessoa, e no mês de junho em Campina Grande, mostra de forma clara essa minha teoria. Num evento como este, todos — com a liderança do governador João Azevêdo e da nossa presidente de honra do PAP, Ana Maria Lins, se dão as mãos. O resultado é que, não apenas o nosso artesão, a nossa artesã, saem ganhando, mas toda a população, por exemplo, com esta série de serviços que estamos oferecendo”, enfatizou.
Entre os serviços mais procurados estão os oferecidos pela Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB). No estande do Procon-PB, é possível desde receber orientações sobre as relações de consumo a registrar reclamações, com toda a estrutura necessária, como ressaltou a superintendente da Autarquia, Késsia Cavalcanti. “O Procon da Paraíba sempre é parceiro do Salão do Artesanato no intuito de, cada vez mais, trazer orientações aos consumidores e também aos artesãos. Aqui, nós temos a possibilidade de atender o consumidor que frequenta o Salão, de registrar a sua reclamação ou mesmo tirar dúvidas, um serviço que é ofertado fora do horário do nosso expediente. O consumidor que aqui chegar será atendido da mesma forma como se estivesse em qualquer uma das nossas 22 unidades”, afirmou.
O Programa Empreender Paraíba também está disponibilizando uma série de serviços para os artesãos que participam do Salão e o público em geral. Para os artesãos estão sendo oferecidas inscrições da Linha Empreender Artesanato, assim como Capacitação em gestão empresarial básica, além de renegociação e renovação de crédito. No quadriênio 2019-2022, a Linha Artesanato do Empreender liberou mais de R$ 1 milhão em 169 contratos pagos.
Outro estande muito procurado pelo público visitante do Salão do Artesanato é o da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa). No local, é possível contar com uma série de serviços: segunda via ou até mesmo receber orientações sobre como evitar desperdício. Consulta de possíveis débitos, registrar vazamentos e desobstrução de esgoto também estão entre os serviços oferecidos.
Informações ao turista – Com João Pessoa lotada de turistas, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) também disponibilizou no Salão do Artesanato um estande para atender esse público, grande parte deles curtindo as férias no Litoral paraibano. Mas é justamente mostrar a quem visita a Paraíba que o Estado tem belezas que vão além de sol e praia. Para isso, desde 2019, a PBTur vem realizando um mapeamento fotográfico de várias cidades e de regiões do Estado para incrementar seu Banco de Imagens.
“A gente entende que o artesanato, assim como uma praia, uma cachoeira, também é um atrativo turístico. Este Salão é muito importante, acontece no mês de janeiro, a cidade lotada. Então, montamos no Salão um posto de atendimento ao turista e estamos aqui durante todos os dias do evento”, acrescentou a presidente da PBTur, Ruth Avelino.
O diretor de marketing da PBTur, Luciano Lapa, disse que a instalação de um Centro de Informações Turísticas durante o funcionamento do Salão do Artesanato atende uma demanda de serviço aos turistas que estão passando férias na capital paraibana e que buscam informações sobre outros roteiros turísticos pelo litoral e cidades do interior do Estado. “Famílias estão em férias em João Pessoa e depois de alguns dias na cidade buscam outras alternativas de lazer e nós, felizmente, já dispomos de roteiros em Campina Grande, Ingá, Cabaceiras e Brejo. Isso sem falar nos roteiros pelo Litoral Norte”, explicou. Técnicos da PBTur distribuem folders e mapas aos turistas interessados.
Serviço – O Salão do Artesanato Paraibano funciona das 15h às 22h, todos os dias da semana, em uma megaestrutura montada — totalmente climatizada — na praia de Cabo Branco, logo após o Jangada Clube. A entrada é gratuita, mas a gestão do PAP pede que a população leve um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação após o evento será destinada a entidades que atendem pessoas em condição de pobreza.
A estimativa da gestão do PAP é que passem pelo Salão do Artesanato Paraibano 120 mil pessoas, gerando um volume de negócios em torno dos R$ 2 milhões — entre vendas e encomendas. Além do artesanato indígena, outras tipologias também estarão presentes no evento: renda renascença, brinquedos populares, cerâmica, madeira e metal, por exemplo, além do melhor de bebidas e da gastronomia regional.
PB Agora