O Ministério da Justiça autorizou a mobilização de policiais militares dos estados do Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul para emprego na Força Nacional de Segurança Pública para atuarem diante do “grave comprometimento da ordem pública em Brasília, Distrito Federal”. A portaria foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União.
Caberá ao Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública e ao Comandante da Força Nacional adotar as providências para atuação dos militares. A decisão é do ministro da Justiça, Flávio Dino.
A portaria ainda não traz autorização para atuação de policiais da Paraíba na capital federal, contudo, o governador João Azevêdo autorizou o envio de 30 policiais do Batalhão de Choque do Estado para ajudar as forças de segurança nacional na proteção das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
“Autorizei agora, a pedido do Governo Federal, o envio de 30 policiais paraibanos para ajudar as forças de segurança nacional a manter a ordem, proteger as instituições e o patrimônio público, bem como combater o vandalismo e o terrorismo no Distrito Federal”, publicou João no último domingo.
O reforço na segurança de Brasília ocorre após atos terroristas que destruíram as sedes do STF, Congresso Nacional e Palácio do Planalto.
MaisPB