O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue montando o quadro de ministros para o seu mandato nesta quarta-feira (28). Após a decisão favorável de Simone Tebet (MDB) em assumir o Ministério do Planejamento, Lula deve distribuir seis ministérios para PSD e União Brasil, metade para cada.
O PSD, do ex-prefeito de São Paulo e presidente nacional Gilberto Kassab, receberá as pastas da Agricultura, para o senador Carlos Fávaro (MT); Minas e Energia, para o senador Alexandre Silveira (MG); e Pesca e Aquicultura, para o deputado André de Paula (PE).
Já o União Brasil receberá as pastas de Turismo, Desenvolvimento Regional e Integração. Para os dois primeiros ministérios, os nomes de Juscelino Filho (MA) e Paulo Azi (BA), respectivamente, já estão praticamente certos. Por outro lado, o último segue em definição, por conta da forte resistência do PT baiano contra o cotado Elmar Nascimento (BA). Mas o senador Davi Alcolumbre (AP) e a deputada Dorinha (TO) também podem assumir.
Essa distribuição de ministérios para PSD e União Brasil garantiria a ajuda das legendas no Senado Federal e Câmara dos Deputados. Ou seja, ambos se tornariam aliados e membros da base do Governo, garantindo mais governabilidade para o presidente Lula nos próximos anos.
MaisPB com g1