Nesta segunda-feira (26), em sessão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a jurista Maria Cristina Paiva Santiago (Kiu) tomou posse no cargo de juíza membro titular da Corte Eleitoral, em decorrência da vaga deixada pelo jurista Arthur Fialho, em razão do término do seu biênio no mês de outubro.
A cerimônia foi conduzida pela desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do TRE-PB, e transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE-PB no YouTube.
Com várias autoridades presentes e outras que participaram da Mesa de Honra Virtual, a nova integrante da Corte Eleitoral recebeu saudação do Tribunal na voz do juiz membro Roberto Franca.
O Ministério Público Federal, na pessoa da procuradora Regional Eleitoral da Paraíba, Acácia Soares Peixoto Suassuna, também cumprimentou a recém-empossada. Já pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB), o advogado Matheus Moura saudou a nova juíza membro.
Maria Cristina Santiago prestou seu compromisso, prometendo desempenhar bem e fielmente os deveres inerentes ao cargo, e em seguida, assinou o termo de compromisso e posse.
Ao fazer uso da palavra, Kiu agradeceu as manifestações e apoio recebidas e destacou que “aceitando este desafio faço, nessa sessão de posse, o momento no qual reafirmo o compromisso com os princípios que me acompanham desde sempre: Ética, impessoalidade, técnica, independência e justiça. São esses os princípios que também vão nortear o meu desempenho na função de juíza eleitoral na categoria jurista no TRE da Paraíba.”
Kiu também tornou público o “compromisso de enquanto juíza eleitoral estar sempre acessível à advocacia paraibana e ao seu chamado. Para os advogados e advogadas eleitoralistas renovo o meu compromisso com a garantia das prerrogativas da advocacia”, disse Kiu em seu discurso.