A bancada paraibana encaminhou, na tarde desta quarta-feira (14), um ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando a liberação de recursos para retomada da Operação Carro-Pipa no estado. O abastecimento foi suspenso, mais uma vez, devido à falta de verba.
A suspensão afetará mais de 1,5 milhão de famílias em 461 municípios em todo o Nordeste, sendo 165 só na Paraíba. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a quantia de R$21 milhões já foi acertada para manter a operação até o final de dezembro, mas só uma parte foi repassada. O Ministério Público Federal deu cinco dias para que o governo justifique a suspensão.
Leia o ofício na íntegra:
A Bancada da Paraíba no Congresso Nacional, diante da perturbadora notícia de suspensão da Operação Carro-Pipa (OCP), e preocupada com o grave risco social e humano que a situação está causando ao Nordeste, na medida que água é vida, vem à digna presença de Vossa Excelência, solicitar a urgente disponibilização dos recursos financeiros necessários à manutenção e à retomada do programa emergencial mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro.
Com o intuito de promover a distribuição de água às populações rurais atingidas pela seca e estiagem, a Operação Carro-Pipa é mecanismo fundamental para atendimento da população de 165 municípios do Semiárido Paraibano.
Trata-se de programa emergencial visando garantir o direito fundamental de acesso a água potável, cuja paralisação afeta a sobrevivência e o bem-estar físico e mental de cerca de 3 milhões de irmãos sertanejos assoladas pela crônica escassez de recursos hídricos que anualmente afeta a região.
Confiantes no elevado espírito público de Vossa Excelência, e certos da compreensão da importância e urgência na solução da questão, desde já agradecemos a atenção dispensada
O que diz o Ministério do Desenvolvimento Regional
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) se manifestou sobre a suspensão do serviço. Veja a nota:
A execução da Operação Carro Pipa é de responsabilidade do Exército, que poderá dar mais informações sobre a suspensão das operações na Paraíba. Entretanto, o Ministério do Desenvolvimento Regional trabalha para assegurar a continuidade da OCP no Estado.
A necessidade de recursos adicionais já foi formalmente comunicada ao Ministério da Economia e o MDR aguarda decisão da Junta de Execução Orçamentária (JEO), que deverá se reunir ainda nesta semana para deliberar sobre o assunto.
MaisPB