O eleitor paraibano que está longe do município onde vota (desde que seja dentro do estado) poderá pedir emissão da sua passagem gratuita a partir desta quarta-feira (26). A informação foi divulgada pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), após uma reunião que aconteceu na manhã de ontem. O passe livre dos transportes intermunicipais foi garantido na última semana, através de um decreto do Governo do Estado.
O benefício tem o objetivo de possibilitar o voto do eleitor no dia do pleito, por isso, vale das 7h do dia 29 de outubro de 2022 até as 7h do dia 31 de outubro de 2022.
A exceção é para o eleitor que reside em alguma cidade da Região Metropolitana de João Pessoa e precisa votar em outra da mesma região, já que neste caso a gratuidade só é válida para o dia do pleito, ou seja, domingo (30).
Os eleitores de João Pessoa e Campina Grande que votam na mesma cidade onde residem, também terão o direito ao transporte dentro da cidade durante todo o dia do segundo turno, no próximo domingo (30) e não precisarão comprar a passagem antecipadamente, pois terão passe livre nos ônibus.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, as linhas vão aumentar a frota para garantir que todos tenham direito à passagem gratuita. No entanto, a recomendação é que os eleitores solicitem emissão das passagens antecipadamente nas rodoviárias ou agências de passagens, para evitar transtornos.
Para garantir a gratuidade, o passageiro deve apresentar o título de eleitor, e-título ou, alternativamente, de qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação e para sair do município onde tem domicílio eleitoral, o passageiro deve apresentar comprovante de votação e a prévia utilização da gratuidade para o trecho de ida (esse comprovante será dispensado caso seja feita a emissão concomitante dos bilhetes de ida e volta, dentro dos horários e data estabelecidos).
“Todos os eleitores aptos a votar terão gratuidade no transporte para todo o estado, apenas com a ressalva que a Região Metropolitana será somente no domingo”, disse o superintendente do DER, Carlos Pereira.
PB Agora