A poucos dias das Eleições, que ocorrem no próximo domingo (2), o R7 reuniu as atribuições dos cargos políticos que estão em disputa em 2022: governador, senador, deputado federal, deputado estadual e presidente. Confira abaixo.
Governadores
São os chefes do Poder Executivo estadual. Eles decidem como usar o dinheiro dos impostos e também são responsáveis pela administração dos investimentos em educação, saúde, segurança e cultura. Governadores propõem leis ou mudanças nas que já existem.
Quem ocupa essa função também pode solicitar verbas à União, à iniciativa privada e a parceiros internacionais.
Senadores
Essa figura do Poder Legislativo é responsável por representar os estados brasileiros no Congresso Nacional. Ele tende a defender pautas prioritárias do estado em que foi eleito.
Os senadores atuam como legisladores, propõem leis, fiscalizam atos do Poder Executivo e sugerem investimentos públicos no orçamento. Diferentemente dos demais cargos, o tempo de mandato é de oito anos e cada um dos 26 estados e o Distrito Federal elegem três senadores.
Deputados federais e estaduais
Os deputados trabalham diretamente com as leis. Eles são os responsáveis sua aprovação ou não. Uma nova regra só vale após ser votada e aprovada em uma assembleia de deputados.
O deputado federal atua na Câmara dos Deputados e representa o povo no Congresso Nacional. As leis criadas são de âmbito nacional, como as de trânsito. Ele pode ainda atuar em CPIs (Comissões Parlamentares de Inquéritos). A Câmara possui 513 deputados.
Já os deputados estaduais representam a população de cada estado brasileiro. Eles fiscalizam as contas do Poder Executivo do estado em que atuam e também aprovam ou não leis específicas de cada região.
Exemplos de leis estaduais são a proibição de entrega de sacolas plásticas pelo comércio do Distrito Federal e a proibição de fornecimento de canudos plásticos por bares e restaurantes no estado do Rio de Janeiro e também em outras localidades.
Presidente
O presidente é o chefe de Estado e o chefe de governo do Brasil. Na prática, é ele quem administra o país.
O chefe de Estado exerce papel simbólico e cerimonial e é o porta-voz do país. O chefe de governo cuida das questões administrativas e das tarefas do gabinete. Como no Brasil essas funções se concentram em apenas uma pessoa, o presidente pode nomear ministros do Executivo e dos tribunais superiores para auxiliá-lo.
O presidente é também o comandante supremo das Forças Armadas e o responsável por determinar a política externa e quais políticas públicas serão prioridade, como a política econômica, por exemplo.
R7