Belém abre a Rota Cultural Raízes do Brejo e é a primeira de 10 cidades a receber o evento, o qual já está em sua quarta edição. Dos dias 23 a 25 de setembro, Belém apresenta sua fé, arte, cultura e gastronomia aos visitantes esperados nesses três dias e reafirma sua identidade aos belenenses que também participarão ativamente das atividades preparadas para a Rota.
A solenidade de abertura marca oficialmente o início do Raízes do Brejo em Belém na edição de 2022. A partir das 19h, a solenidade de abertura será na Praça 6 de Setembro com apresentação cultural e feirinha de gastronomia local e artesanato.
Destacando a integração das cidades incluídas na Rota, a secretária de cultura de Belém, Márcia Regina, pontuou a riqueza de cada uma delas e fala da proposta de Belém para o Raízes do Brejo. “Toda ação integrada requer diversidade e Belém, casa do pão, se destaca pelas diversas manifestações da cultura popular. Vamos trazer para a abertura, a apresentação cultural com a temática “feira”, utilizando de personagens de clássicos infantis e de suas características para fazer alusão ao dia dia da feira, aos produtos vendidos e ao ambiente de simplicidade e variedade”, contou.
Ainda, a secretária destaca pontos importantes de Belém e reforça o convite para o Raízes do Brejo. “Belém é conhecida por sua feira forte, terra de empreendedor, temos uma vida noturna ativa e com diversidade gastronômica e o convite está feito para que venham conhecer Belém e entender um pouco mais da nossa história”, concluiu
A visita ao engenho da cachaça D’dil com a experiência de observar como é produzida a cachaça e passeio ciclístico na Fazenda Gameleira são atividades da programação que pode ser acessada completa no site oficial do Brejo paraibano, www.brejoparaibano.com.br.
Ao visitar a cidade, o turista pode aproveitar para conhecer alguns outros pontos, como: o Parque São Luís, principalmente se trouxer crianças que irão ficar encantadas com o colorido do local. A Pedra do Cruzeiro de aproximadamente 240 metros de altura que dá visão panorâmica de Belém atraindo quem gosta de fazer trilhas, observar a cidade de outros ângulos e ainda é local para esportes de aventura como o rapel.
Datas da Rota Cultural Raízes do Brejo
Belém – 23 a 25 de setembro
Alagoinha – 7 a 9 de outubro
Duas Estradas – 14 a 16 de outubro
Lagoa de Dentro – 21 a 23 de outubro
Serra da Raiz – 4 a 6 de novembro
Borborema – 11 a 13 de novembro
Dona Inês – 18 a 20 de novembro
Guarabira – 25 a 27 de novembro
Pirpirituba – 2 a 4 de dezembro
Pilõezinhos – 9 a 11 de dezembro
PB Agora