Quando a pergunta é: Qual investimento que você conhece? A maioria dos investidores respondem, Poupança. De de acordo com o Relatório Raio X do Investidor Brasileiro 2020, realizado pela Anbima (A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), 29% das aplicações financeiras são feitas em poupança. A facilidade de abrir a conta poupança nos Bancos e a popularidade, faz com que os investidores tenham mais interesse em entrar neste tipo de aplicação, pensando em uma modalidade prática, fácil de investir e segura. Mas será que realmente investir em poupança é seguro?”
Vivemos um cenário de alta de juros, Selic de 13,25% e um índice de inflação divulgado pelo IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) de 11,89% nos últimos 12 meses, e ao comparar com o rendimento acumulado da poupança no mesmo período encontramos um retorno de 5,75% em 12 meses.
A inflação, que é a alta generalizada de preços corrói o “o poder de compra” do investidor e se os investimentos estão com rendimento abaixo dela, no longo prazo o valor aplicado não manterá o mesmo padrão de vida e isto é muito perigoso, pois pode mudar todos os planos que seriam usufruídos com este investimento.
Por isto, Mara Marcondes, especialista de investimentos da Quattro Investimentos, separou 5 investimentos que, dado o cenário atual poderá trazer mais possibilidade de ganhos para o investidor.
Lembrando que antes de investir é fundamental conhecer seu perfil de investidor, prazo da aplicação e alinhar os objetivos para montar uma Política de Investimentos.
Título Público – Tesouro Selic
É um título de renda fixa emitido pelo Governo, que apresenta Risco Soberano, considerado no mercado financeiro o investimento mais seguro, no que tange a risco de crédito para o investidor.