A Justiça Eleitoral da Paraíba puniu um internauta que publicou imagem e áudio em um grupo de WhatsApp atacando o pré-candidato a senador, Ricardo Coutinho, e o pré-candidato a presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT.
De acordo com as informações, o homem identificado como Thiago Melo Gaião Bandeira chamou os políticos de “criminosos”, sem apresentar provas.
Na decisão, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos determinou que o autor da postagem “se abstenha de realizar novas divulgações” com ataques a Ricardo Coutinho “em internet, redes sociais e por meio de aplicativos de mensagem privada”.
Em caso de descumprimento, o homem será multado em R$ 5.000,00 por cada mensagem enviada.
“As narrativas falsas e enganosas e teorias da conspiração que se proliferam no ambiente das redes sociais e aplicativos de mensagens privadas aproveitam-se do fluxo de informação horizontal que é próprio da internet, bem como da formação de “bolhas” ou “câmaras de eco” pelos algoritmos que regem as redes, para criar um ambiente de desordem informacional”, destacou o desembargador.