Em funcionamento, o sistema do ‘voto em trânsito’ do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), apresentou problemas na Paraíba pelo segundo dia seguido e os eleitores locais não conseguiram ser atendidos. O problema já tinha sido registrado ao longo da segunda-feira (18).
A coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Alice Mesquita, explicou que o problema acontece no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de forma que cabe ao TRE apenas aguardar a solução do problema, que inclusive estaria afetando outros estados brasileiros.
No primeiro dia de funcionamento, o sistema do ‘voto em trânsito ’sofreu uma instabilidade na Paraíba. Segundo o TSE não há expectativas de quando o serviço voltará a funcionar e, o problema também afetou outros estados além da Paraíba.
O ‘voto em trânsito’ é uma nova possibilidade fornecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a população escolher seus representantes. A funcionalidade permite que o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral no dia da eleição possa pedir a transferência momentânea para outra cidade.
Conforme ressaltou o TSE, existem algumas regras para o funcionamento do ‘voto em trânsito’. Caso o eleitor esteja em outro estado que não sejao que ele regularmente vota, só poderá votar para presidente da República. Caso esteja apenas em cidade diferente dentro de um mesmo estado, poderá votar em todos os cargos em disputa.
O pedido para transferência temporária de domicílio eleitoral começou nesta segunda-feira e vai até o dia 18 de agosto, e só pode ser realizado presencialmente em algum cartório eleitoral. O serviço não está disponível via internet e nem é estendido para brasileiros que moram no exterior.