A terça-feira (26) começou com muito trabalho para o deputado Efraim Filho (União Brasil/PB). Em seu gabinete de Brasília recebeu Mariluce Ribeiro de Sá, enfermeira e criadora do projeto Hora do Colinho, que veio garantir o apoio na implementação do projeto a nível nacional, com a aprovação na Câmara dos Deputados. Na Paraíba, a medida já virou lei e está mudando a vida de muitas famílias.
A Hora do Colinho envolve a disponibilidade de profissionais da saúde dentro dos hospitais para dar colo aos bebês que não podem ter o aconchego de suas mães, tanto nos casos maternos de Covid-19 quanto para os prematuros. “Uma iniciativa extraordinária, fundamental nos cuidados desses primeiros momentos de vida de um bebê”, comenta o parlamentar.
Além deste pleito, Mariluce também garantiu o apoio do parlamentar na luta a favor da aprovação do piso salarial para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, que acontecerá no próximo dia 4 de maio. “A categoria está unida e vamos aprovar essa medida que é de valorização para essas pessoas que tanto lutaram por nós, principalmente no período da pandemia. Contem comigo”, afirmou.
A enfermagem compõe a maior categoria profissional da saúde, com mais de 2,5 milhões de trabalhadores. Para Efraim é essencial estabelecer o piso salarial e a jornada de 30 horas semanais para esses profissionais e reforça: “O que seria do povo paraibano se não fosse a enfermagem?”