O PSB apresentou nesta quinta-feira (10/2) uma contraposta ao esboço da federação partidária com PT, PCdoB e PV apresentado há duas semanas. As reinvindicações fazem referência à composição da assembleia da federação, órgão que funcionará como a direção do bloco. Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, informou que houve uma receptividade de alguns pontos. O deputado federal paraibano Gervásio Maia, que preside o PSB no estado, participou da discussão em Brasília.
“Entendemos que a federação é um instrumento importante para a democracia e política brasileira. Avançamos no diálogo e um novo encontro será marcado para para pontuar as situações dos Estados. A reunião se deu com espírito de avanço na consolidação das propostas”, avaliou Gervásio Maia.
O PSB propõe, além do número de deputados federais de cada partido, que também seja levado em conta o número de prefeitos e vereadores eleitos em cada uma das legendas em 2020. Nas últimas eleições, o PSB elegeu 250 prefeitos, contra 179 prefeitos petistas.