A riqueza do artesanato da Paraíba nas diversas tipologias. Um resgate histórico. E a valorização de um povo, Após homenagear os povos indígenas, a 37ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, prestará homenagem aos povos quilombolas.
O evento, que reúne artesãos de toda à Paraíba, terá sua estrutura montada no estacionamento do Hotel Tambaú, em João Pessoa. Segundo o Governo da Paraíba, esta edição ficará aberto ao público entre 12 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024.
Segundo o governador João Azevêdo, o lugar foi escolhido por ser central, tendo potencial para receber um maior número de turistas. O estacionamento do Hotel Tambaú tem uma área de 20 mil metros quadrados. De acordo com o governo, nas edições anteriores o salão acontecia em espaços com 5 mil metros quadrados, dos quais cerca de 3.500 comportavam a estrutura do evento.
O tema do Salão do Artesanato Paraibano em 2024 será os Quilombos da Paraíba. Nas comunidades quilombolas remanescentes há uma vasta produção artesanal com artesãos que já participaram de outras edições do Salão.
As obras do artesanato quilombola serão expostas à venda para milhares de turistas e visitantes do Salão do Artesanato em 2024, no estacionamento do Hotel Tambaú.
A Paraíba, é o estado da região que apresenta o menor número de quilombolas, com um contingente de 16.584 pessoas, segundo os dados do “Censo Demográfico 2022 – Quilombolas”, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apenas 17,60% da população quilombola da Paraíba estão em territórios oficialmente delimitados, o que compreende 2.918 pessoas. Ao todo, são 11 territórios oficialmente delimitados no Estado.
Além do artesanato quilombola, a renda renascença, brinquedos populares, artes em cerâmica e a gastronomia regional também estarão presentes no salão. Em 2023, o Salão do Artesanato homenageou os povos indígenas.
SL
PB Agora